Campeonato Nacional XCM 2020

Condeixa-a-Nova
11 de outubro 2020

O trabalho realizado ao longo dos 10 anos de história da BlackBulls Cycling Team, a organizar o Campeonato Regional de Maratonas, e mais recentemente a BlackBulls 100, culminou com o convite pela Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) para organização do Campeonato Nacional de Maratonas em 2020, prova que pela primeira vez na sua história se realizará em território da Associação de Ciclismo da Beira Litoral (ACBL).
Trata-se da prova mais importante do Calendário Nacional, que definirá os Campeões Nacionais da modalidade, que irão representar a Seleção Nacional nas provas da Taça do Mundo, Campeonato Mundial e Europeu da modalidade.
Tendo em conta o contexto COVID-19, foi necessário adaptar o ciclismo à atual situação, alterando o desenrolar das provas e o comportamento das pessoas ligadas a este desporto.
De acordo com as diretivas das autoridades de saúde, foram desenvolvidas várias regras de adaptação para a organização de provas ciclismo, que as entidades organizativas, as equipas, os atletas e o público em geral, devem seguir.
A prova vai desenrolar-se no concelho de Condeixa-a-Nova, num circuito fechado com cerca de 30 km, com partida e chegada nas ruinas de Conimbriga, evitando assim, a entrada na vila de Condeixa e restringindo ao máximo as travessias de estradas. Conforme os escalões, os atletas irão efetuar 2 ou 3 voltas ao circuito, o que trará um colorido fantástico, com a envolvência de Conimbriga como pano de fundo.
O Campeonato Nacional de XCM é uma prova organizada pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, e em 2020 terá como parceiros organizativos a Associação de Ciclismo da Beira Litoral e a BlackBulls Cycling Team.

RoadBook

Download

Altimetria

Track

Download

Regulamento

Download