BlackBulls Cycling Team

O Inicio de uma Era
Da paixão pelo desporto ao ar livre, em particular o ciclismo, do companheirismo e amizade de vários atletas, nasceu em 2010, na localidade de Pereira, Coimbra, a BlackBulls Cycling Team.
Com o objetivo de fomentar o desporto, a amizade entre todos e um estilo de vida saudável, rapidamente o grupo transformou-se em equipa com objetivos bem definidos e cada vez mais ambiciosos.

Com o touro, animal mitológico admirado e respeitado, como símbolo que identifica na perfeição a garra e a perseverança deste grupo, nasce a equipa que hoje é já uma das referências a nível Regional e que começa a passos largos a marcar a sua posição no panorama Nacional.

A União faz a Força
O entusiasmo da equipa pela modalidade, leva cada vez mais à participação assídua dos atletas nas diversas provas da região e um pouco por todo o País.
Com a participação ativa dos BlackBulls nas diversas provas, é notória a visibilidade crescente dos atletas da equipa.
O nome BlackBulls gera uma corrente de interesse, atraindo mais e melhores atletas, que adquirem quase instantaneamente o espirito desta equipa.

Revelando uma motivação crescente, a amigável competição entre os atletas origina a sua evolução que rapidamente leva ao aparecimento dos primeiros resultados positivos nas várias provas disputadas na região. A equipa foi conquistando vários pódios individuais e coletivos.

BlackBulls Marathon
Com o crescimento da modalidade era natural o aparecimento da primeira prova organizada pela Equipa. Nasce assim, em 2011, a BlackBulls Marathon.
Na primeira edição da prova, cerca de 500 atletas visitaram Pereira, dando um colorido a esta localidade do concelho de Montemor-o-Velho.
No final a equipa recebeu largos elogios, não apenas relativamente à qualidade dos percursos como também à organização no geral.

A qualidade organizativa da BlackBulls Marathon, valeu a sucessiva realização do Campeonato Regional do Centro de XCM, prova que define os Campeões Regionais da modalidade.
Rapidamente foi reconhecida por muitos, como sendo a prova referência na zona Centro, ao nível do que melhor se faz nas provas da Taça do Mundo.

Uma nova Etapa
Em 2014, a equipa mudou-se de armas e bagagens para junto daquela que é considerada uma das catedrais do BTT, a bela Serra do Sicó.
Esta aposta valeu, na edição inaugural fora de Pereira, a melhor organização de sempre da BlackBulls Marathon.

Com a mudança foi também possível dar aos atletas condições que permitiram colocar a equipa num patamar ainda mais elevado enquanto Equipa Desportiva de Competição.
No primeiro ano, diversos atletas disputaram a Taça e o Campeonato Regional de XCM e a Taça Nacional de XCM.

XCO Alcabideque
Em 2016, numa organização conjunta da BlackBulls / Clube de Condeixa e CCR de Alcabideque, num evento inserido na Taça Regional do Centro de XCO da Associação de Ciclismo de Aveiro, o mítico circuito de Alcabideque esteve de volta.


Palco por onde passaram muitos dos atuais atletas da modalidade, renasceu a pista de XCO de Alcabideque, cheio de trilhos fenomenais. Um subir e descer empolgante e divertido!
Além dos atletas que competiam na Taça Regional de XCO, estiveram também presentes vários atletas da Seleção Madrilena de BTT.

A Prova do Ano
Após vários anos a participar no Campeonato Regional de XCM, a equipa optou por organizar uma prova num formato diferente do habitual.
Em 2017 nasce a BlackBulls 100 com 3 percursos à disposição.
Aquele atleta mais bem preparado, sem receio de testar os seus limites, teria um desafio à altura, a BlackBulls 100. 100 km com altimetria próxima de 3000 d+.
A BlackBulls 50, para aquele atleta que estando bem preparado, prefere menos distância. Um desafio ao alcance de todos.
Para os atletas que tinham como objetivo, passar uma manhã agradável na companhia da família e amigos, poderia optar pela BlackBulls 30.

Centenas de atletas aceitaram o desafio e encheram as ruas de Condeixa-a-Nova com as suas máquinas preparadas para um dia em cheio de puro BTT!
Foram largos os elogios ao conceito diferenciador da BlackBulls 100 e à organização que mais uma vez providenciou um evento para mais tarde recordar.

A marcar a diferença
Como meio de preservar o ambiente, uma das decisões principais ao organizar a BlackBulls 100, foi a não utilização de fitas plásticas a marcar os percursos. Em substituição foram utilizadas placas de sinalização e cal.
Também os atletas que chegavam à meta com as suas embalagens de gel e barras energéticas já utilizadas, teriam a oportunidade, por intermédio de sorteio, de ganhar prémios.
Com esta iniciativa foi possível recolher dezenas de embalagens.

A Associação
No inicio de 2020, nasceu a Associação BlackBulls Cycling Team. Como não poderia deixar de ser, a equipa manteve-se no concelho de Condeixa-a-Nova e assim ficar mais perto da bela Serra do Sicó.

Atualmente a BlackBulls Cycling Team é constituída por cerca de 50 atletas a competir e participar nas várias provas, seja BTT ou estrada, desfrutando do prazer deste nosso desporto que tanto contribui para o bem estar físico e psíquico.

Subir “de patamar”
Em outubro de 2020 foi possível organizar, pela primeira vez na nossa região, e em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Campeonato Nacional de XCM, a prova mais emblemática do BTT Nacional.

Num difícil contexto de pandemia, e tendo como pano de fundo as Ruínas de Conimbriga e a Serra do Sicó, mostrámos um pouco do que a nossa região tem para oferecer, não só a nível dos vários trilhos na bela serra do Sicó, como também a nível cultural e gastronómico.

As restrições impostas pela DGS à realização de eventos desportivos, o pouco tempo disponível e a limitação do percurso ao Concelho de Condeixa, levou-nos a tomar decisões, que apesar de todas as dúvidas e incertezas, se revelaram uma aposta ganha.

Segue-nos em: